Promotora de Justiça é homenageada pela Academia Sergipana de Ciências Contábeis

 24/11/2015 


A Promotora de Justiça Dra. Ana Paula Machado Costa Meneses, Diretora do Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor, foi condecorada com a “Medalha de Honra ao Mérito da Ciência Contábil Acadêmico José Amado Nascimento”. Além da comenda, oferecida pela Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), Dra. Ana Paula recebeu o título de Membro Honorário da instituição.

 De acordo com a presidente da ASCC, Maria Salete Barreto Leite, a honraria foi criada em 2012, para homenagear os sergipanos que se destacam por seus serviços. “A atuação de Dra. Ana Paula Machado é diferenciada e relevantíssima para a sociedade sergipana, especialmente para o Terceiro Setor. Em parceria com ela, o Conselho Regional de Contabilidade e a Academia têm feito um trabalho muito gratificante em prol dos relatórios que são necessários ao Ministério Público”, afirmou a acadêmica.

 “Eu fiquei muito feliz com a indicação do meu nome para receber essa condecoração, iniciativa da contadora e acadêmica Lana Glícia Veiga Feitosa Oliveira”, disse Dra. Ana Paula. Ela comentou ainda que, para avaliar corretamente uma entidade do Terceiro Setor, é imprescindível o olhar técnico do contabilista sobre a prestação de contas. “O Ministério Público, através da Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (PROFIS), tem feito um trabalho junto ao Conselho Federal de Contabilidade no sentido de, cada vez mais, aperfeiçoar o sistema de prestação de contas dessas entidades (SICAP) e, a partir dessa prestação de contas, poder aquilatar a transparência da aplicação dos recursos, sejam privados ou públicos. Nós percebemos que, tanto a contabilidade de um modo geral como a prestação de contas propriamente dita são os melhores instrumentos para a verificação da ocorrência de desvios de recursos, auxiliando o combate à corrupção. Hoje, entende-se que a prestação de contas não deve ser apenas formal, como no passado. Cada vez mais, está se buscando uma prestação de contas real, pelo regime de competências, como dizem os contadores. Essa é a nossa luta. Queremos saber se a entidade está realmente cumprindo seu fim social, aplicando os recursos em prol da sociedade”, discorreu a Promotora de Justiça.

 Na mesma ocasião, também foram agraciados com a Medalha “José Amado Nascimento”, no grau comendador, o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho – representado pelo Secretário Municipal da Fazenda, Jair Araújo –, e o Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Conselheiro Carlos Pinna de Assis. Houve ainda a cerimônia de posse da acadêmica titular, Maria Mazzarello Andrade Mendonça, e dos acadêmicos correspondentes, José Martônio Coelho e Maria Clara Cavalcante Bugarim. No grau contabilista emérito, foram homenageados Susana Souza Santos Nascimento (presidente do SESCAP) e Ana Lúcia Sales dos Santos. No grau profissional do ano, receberam a medalha os contadores Sandra Santiago, Luiz Batista de Carvalho e Manoel Artur Moreira.

 Familiares de Dra. Ana Paula estiveram presentes na solenidade, a exemplo do Procurador do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas, Dr. Luiz Alberto Meneses (marido); dos filhos, Paulo Machado Costa Meneses e Rafael Machado Costa Meneses; da senhora Carmen Machado Costa (mãe), da Promotora de Justiça Dra. Ana Cláudia Machado Costa Moares (irmã) e do Procurador Autárquico Dr. Pedro Henrique Moraes (cunhado). Também marcaram presença o Procurador de Justiça Dr. Jorge Murilo Seixas de Santana; a Juiza de Direito Dra. Suyene Barreto Seixas de Santana; o Promotor de Justiça Dr. Manoel Cabral Machado Neto, Secretário Geral do Ministério Público; a contadora Ângela Dantas Mendonça, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (SE); o economista Geovaci Correia; a professora Rosa Virgínia Bonfim Correia; o administrador Paulo Manier; a advogada Stella Maris; a contadora do Tribunal de Contas, Ivonete Bezerra; a analista da Receita Federal, Emília Santana; o Professor Lucas Gonçalves, Coordenador do Mestrado em Direito da UFS; os dirigentes do Colégio São Paulo, Maria Auxiliadora Machado e Carlos Waldemar Aboim Machado; além de outras autoridades e demais convidados.

 

Hebert Ferreira

CAOp Terceiro Setor



  

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO - ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000
caots@mpse.mp.br - Tel:79-3209-2618